quarta-feira, 22 de junho de 2011

Amamentação, tipos de parto e suas polêmicas

Este post estava engavetado há meses, entalado na garganta, e depois de ler o desabafo da Nayara, mãe do João, resolvi retomar o texto e fazer o meu desabafo também.

Quando estava grávida, sempre me perguntei se conseguiria amamentar o Theo. Ficava pensando, imaginando, torcendo...

Minha avó materna e minha mãe só conseguiram por 15 dias, e eu queria que fosse diferente comigo. De certa forma foi, consegui amamentar o Theo até os 3 meses, mas sempre com o complemento, desde os 4 dias de vida.

Senti muito quando ele largou o peito, claro, mas foi tudo muito natural, aos poucos. Meu peito chegava a vazar, mas para o Theo não interessava mais e eu parei de insistir. E foi aí que eu comecei a perceber o preconceito contra quem dá mamadeira, algo totalmente novo e absurdo pra mim.

Sinceramente, eu tenho pena da próxima pessoa que me perguntar alguma coisa sobre "peito", porque eu tô a ponto de explodir. Estou de saco cheio de tanto julgamento e tanta hipocrisia.

As pessoas, reforçadas pelos meios de comunicação, fantasiam muito o ato de amamentar. Ninguém te explica que vai doer pra cacete nos primeiros 15 dias, que seu peito vai cair, que você tinha que preparar o bico, que tinha que tomar isso ou aquilo pra ajudar na produção de leite. Tudo é lindo e cor de rosa no mundo da imaginação, mas na hora do "vamo vê" o bicho pega, e a maioria não está preparada pra isso. Não mesmo. Porque não é simplesmente enfiar a boca do bebê na aréola do peito.

Mas voltando ao preconceito...

Outro dia estava no consultório do pediatra do Theo e uma senhora, ao ver o Lu dando mamadeira pro Theo, me perguntou se ele tinha mamado no peito. Eu respondi que sim, até os 3 meses. Aí ela disse: "que pena". Só eu sei como eu me segurei pra não responder, porque meu sangue ferveu.

Ora bolas, pena de que? Pena de quem? Pena é ver seu filho chorando de fome, isso sim dá pena.O Theo mama leite artificial sim e tem saúde pra dar e vender. Eu já fiquei gripada umas 4 vezes esse ano e ele nunca pegou nada. Nunca teve nada além de uma coriza. Connheço muita criança que mamou exclusivamente leite materno e vive doente, ao contrário do que pregam. Não existem regras. 

E o tal do vínculo? Gente, pelamordedeus, como podemos associar o vínculo entre mãe e filho ao tipo de leite que ele mama ou ao bico de onde ele sai? Se fosse assim, eu e minha mãe seríamos desgarradas, o que não é o caso. MESMO.

E as mães adotivas? Estariam elas condenadas a não ter vínculo só porque não amamentaram seus filhos do coração? É preciso rever conceitos. 

Mamadeira pode ser dada com o mesmo amor que o peito. Não estou fazendo "apologia" ao uso da mamadeira ou condenando a amamentação, mas o que não pode acontecer são os julgamentos e a hipocrisia. Não sabemos o que passa com a "família alheia".

E que mãe que amamenta nunca desejou dar uma mamadeirinha pra ver seu filho dormir melhor à noite? E que mãe que dá mamadeira nunca desejou ter o filho grudado no seu peito mais uma vez?

Gostaria muito de ter amamentado o Theo por mais tempo, mas também tirei muitas vantagens da mamadeira, inclusive a de poder compartilhar com o Lu, minha mãe e minha avó a alimentação do Theo. Porque com o bebê mamando no peito esse momento é só da mãe, o que também não é um problema.

Mas uma vez uma amiga minha me disse que nem mamadeira deixava o marido dar, que esse era o momento dela com a filha. Poxa, mas o marido também não tem direito a esse momento? Achei egoísmo.

Outra coisa é a livre demanda. Sou totalmente contra. Acho que a criança tem que ter rotina e disciplina desde cedo, e com o peito muitas mães se sentem desencorajadas de tentar (pelo menos é o que eu vejo por aí). Não acho bacana o filho pendurado no peito da mãe até 20 anos. Isso não é bom pra nenhum dos dois, e isso pra mim nem é amamentar.

Também não acho que peito de mulher que amamenta é de domínio público. Acho muito feio e desnecessário deixar o peito à mostra, compartilhar com o shopping o mamá do seu filho. Amamentar é um ato tão lindo, um momento tão íntimo da mãe e do bebê, custa cobrir o seio com um paninho? Sei não...

E os tipos de parto... nossa, esse assunto também dá o que falar. Vejo coisas na internet dizendo que natural é o parto normal, que cesárea é um absurdo. Conheço pessoas que condenam a cesárea, dizem ter pânico de cirurgia. Tudo bem, cada um na sua. Desejei muito ter parto normal, só que o Theo não encaixou, e minha cesárea foi maravilhosa. De que adianta forçar a barra por um tipo de parto e oferecer risco à mãe e ao bebê? O melhor parto é aquele em que mãe e bebê ficam bem, e acho que não tem que ter discussão.

Que fique claro que esse post não é pessoal e nem direcionado, é apenas a minha opinião e o meu desabafo.

7 comentários:

  1. Ka, excelente o post...lembro como fiquei so em pensar em ter que entrar com LA pra Manu e hj, vejo que foi a melhor coisa, ela esta tranquila e eu tb, mas por outro lado, ainda fico cabreira em dizer para as pessoas que ela mama no peito e na mamadeira..hj mesmo uma mulher na pracinha me disse: mas ja? Oras bolas, ja sim, nao era ela que estava na minha casa com uma bebe se esgoelando de fome.

    ResponderExcluir
  2. Bem, vou ter que discordar com você em vários pontos... em parte..

    A amamentação é maravilhosa! E quando vejo um bebê com 3 meses largando o peito eu digo sim "que pena"... Porque eu acho uma pena, tanto para o bebê que perde as maravilhas, que todas nós conhecemos, por um leite artificial que não terá os inúmeros benefícios do leite materno. Quando para a mãe, que como você, sonhou a gravidez inteira, torceu e não conseguiu...
    E quanto ao parto normal, no meu blog tem essa frase que você mencionou "natural é parto normal!" e é mesmo.. O natural da vida é o parto normal nossos corpos foram feitos para isso, você não tem como negar!

    ACONTECE QUE... seu filho estava com fome NADA MELHOR do que um leite artificial!
    ACONTECE QUE... o Theo não encaixou ! Para isso foram feitas as cesárias. Que salvam muitas vidas, foram feitas como um plano B!
    Concordo com você que as pessoas se metem demais, falam demais, sem conhecer NADA, sem saber NADA da vida da pessoa!

    Eu concordo com a amamentação, DESDE QUE ela não deixe a criança com fome!
    Eu concordo com o parto normal, DESDE QUE não interfira na vida de ambos...
    Eu discordo das mães que desmamam seus filhos pela simples preguiça de amamentar...
    Eu discordo das mães que escolhem a cesária por medo do parto normal...

    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Karla! Encontrei uma amiga sua na festa junina do Piraquê que me falou sobre o blog! Eu criei o meu faz pouco tempo, mas não o divulguei e não sei se farei isso, mas as pessoas que eu sigo certamente terão acesso à ele. Escrevo pouco por conta do pouco tempo disponível. Cuido do Felipe praticamente sozinha (rsrs...vc me entende, né?) e da casa tb!
    Bom encontrar vc aqui!
    Bacana seu post, ainda vou escrever minha experiência sobre amamentação, um pouco diferente da sua, mas importante enfatizarmos essa noção que as pessoas tem de que amamentar é um ato natural e instintivo. Não é. Penei muuuito pra amamentar o Felipe, e no final deu tudo certo.
    Bjo enorme e boa mudança!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Re! Pois é, amiga, a pressão é tão absurda que a gente fica até sem graça de dizer que dá mamadeira para o nosso próprio filho. Revolta.
    Oi, Nayara! Seja bem-vinda ao meu blog!
    Oi, Lu! Obrigada por comentar. Maternidade é isso aí, um mundo de diferenças de opiniões e atitudes.
    Mas acho que você não entendeu o que eu escrevi. Eu consegui amamentar o Theo sim, mesmo que por "apenas" 3 meses. E com 3 meses ele mamou a parte mais importante do meu leite, o colostro e mais um pouco.
    Quanto às mães que escolhem não amamentar e a cesárea, também não concordo, mas respeito porque cada uma sabe o que é melhor pra si e tem direito de escolha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Karla!
    Não foi coincidência não, é claro que me lembro de você! Foi a esposa do Thomas que me disse sobre o blog, quando estávamos comentando sobre a loucura que é criar nossos filhos com marido longe, daí ela comentou do nascimento do Theo. Eu tava falando que quero ter outro logo, mas que ainda não dá por conta da segunda viagem. E em contrapartida é difícil fazer qualquer programação...ai, ai.!
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post, Karla. Estava faltando mesmo.
    Cria polêmicas... mas é mesmo como você comentou, "a maternidade é um mundo de diferenças de opiniões e atitudes".
    O que importa é que Mãe e Filho(a) sejam felizes, saudáveis e que não sejam discriminados por ninguém!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nem preciso dizer que assino em baixo né ?!
    É isso aí temos que começar a colocar a nossa voz para fora também ...
    Bjokas imensas

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...