domingo, 10 de outubro de 2010

" A vida sem rodinhas"

Vovozela tem a mania o hábito de recortar coisas interessantes dos jornais e separar para eu ler depois. Só que às vezes é beeem depois mesmo, e os recortes vão se acumulando pela casa e irritando o Papai Lu e até a mim também. Essa semana peguei em um desses recortes e era um texto interessante da Martha Medeiros, colunista do jornal O Globo, e gostaria de dividir com meus 5 ou 6 fieis leitores.

" A vida sem rodinhas
(Revista o Globo - 19/set/2010)

  "Lembro que nos momentos importantes da infância, e também nos desimportantes, meu pai estava sempre a postos empunhando uma máquina fotográfica. A consequência? A cada gaveta que eu abro aqui em casa, saltam fotos diversas, sem contar as que estão confinadas em álbuns e porta-retratos. Dessas tantas, há uma pela qual tenho um carinho especial: é uma foto em que estou andando de bicicleta, aos 5 ou 6 anos de idade. Naquele dia eu andei sem rodinhas pela primeira vez. Dei várias voltas sem cair, até que meu pai clicou o flagrante: a pirralha com a maior cara de vencedora, dona do campinho, se achando. Eu realmente estava degustando aquela vitória.
  Se a foto tivesse legenda, seria: "Viu?"
  As rodinhas são uma base protetora para iniciantes, uma segurança para quem ainda não tem domínio da coisa. Que coisa? Qualquer coisa. Me corrija se eu estiver errada: a gente usa rodinhas até hoje.
  Quando se escreve um livro, por exemplo, as rodinhas são as cenas não inventadas, o sentimento de verdade, vivido, com o qual a gente ampara a ficção.
  Quando se tem um filho, as rodinhas são a herança da educação que nossos pais nos deram, a parte hereditária que, mesmo questionada, sustenta nossas primeiras decisões.
  Quando nos apaixonamos, as rodinhas são a repetição de certos clichês, a partilha dos nossos ideais e certezas, mesmo sabendo que em breve entraremos em terreno movediço, desconhecido.
  Quando se aceita um emprego, as rodinhas são a nossa experiência anterior, o que facilita a arrancada, mas depois é preciso andar sozinho. 
  Sempre chega a hora de tirar as rodinhas. Medo e êxtase.
  Viver sem elas torna tudo mais perigoso, vulnerável e, ao mesmo tempo, emocionante. Nos faz voltar a ser crianças: será que estou agindo certo, será que estou indo rápido demais ou lento demais? Atenção: lento demais, cai.
  É preciso saber viver sem um suporte contínuo para que se possa firmar o próprio caráter. Quem não sai da barra da saia da mãe nunca consegue se equilibrar sozinho. Quem não solta a mão do pai não vira homem.
  Quando é que sabemos que estamos aptos a andar por nossa conta? Se o assunto é bicicleta, aos 5, 6, 7, até os 10 anos, dependendo do ritmo e da estabilidade de cada um.
  Quando se trata da vida, também depende. Mas usá-las para sempre nos impede de sentir o gostinho de conseguir, de vencer, de atingir nossos objetivos por mérito próprio.
  Nos impede de provocar: "Viu?"
  Nada nos dá tanto orgulho do que mostrar aos outros - e a nós mesmos - o quanto podemos."

Eu ia até escrever mais algumas palavras, mas diante desse texto lindo acho que seria até ousadia. Vale a reflexão...

2 comentários:

  1. É...ste texto é muito lindo. Até que enfim você gostou dos meus recortes (rsrs). Vou continuar guardando!
    Te amo, filha querida!

    ResponderExcluir
  2. Eu também ja recebi uns recortes da minha Dindinha, rs até jornais!!!
    Lindo texto mesmo, adorei!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...