sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Despedida da creche em Natal e a nova adaptação

A despedida da creche em Natal foi muito emocionante. Theo ficou lá até o dia de embarcarmos para o Rio, pois assim teríamos tranquilidade para arrumar as coisas com calma e sem sacrificá-lo.

Um dia antes levei chocolates para as tias e funcionárias que tiveram mais contato com o Theo, uma forma simples e carinhosa de agradecer pela paciência e pela forma com que nos receberam. A creche de Natal é pequena, tipo aquelas de bairro, e o relacionamento com todos é muito próximo. Os diretores nos permitem um diálogo franco e fácil, o que conforta qualquer pai e mãe, principalmente os de primeira viagem, onde tudo é novidade.

As tias também eram muito bacanas, todas bem pacientes e carinhosas com o Theo. Ali todos conheciam ele, brincavam com ele, sabiam seu nome... ele não era mais um na multidão. A adaptação foi um momento muito difícil, pois pela primeira vez nós dois nos separaríamos por mais tempo.

Tudo correu bem, depois de alguns meses o Theo mudou de turma e conheceu novos amiguinhos e novas tias. Tive a minha primeira festinha de Dia das Mães e o Theo participou de uma festa junina linda, que eu tenho certeza que nenhum outro colégio conseguirá fazer igual. Festa da terra, com tudo a que tinha direito.

Ninguém acreditava muito que ele ia embora. A tia da limpeza (ai, como ela chamava meu Deus??) ficou com lágrimas nos olhos quando expliquei pra ela por que íamos embora. A gente se sentia muito acolhido ali.

Na despedida, muitas lágrimas e um presente muito especial. Ali tive certeza absoluta do quanto meu filho era querido por todos. Ele também ganhou uma blusinha linda e um cartão das tias, mas o outro presente não tem dinheiro que pague. Foi emocionante recebê-lo e eu fui embora com um aperto no coração e lágrimas nos olhos.

Theo ganhou um "livro" confeccionado por seus amiguinhos com ajuda das tias, onde havia muitas fotos dos momentos dele na creche, além das mãozinhas de cada amiguinho e mensagens carinhosas. Gente, que coisa mais linda! Vou guardar pra sempre essa lembrança, foi muito especial. E eu, manteiga que sou, sempre choro quando leio. Outro dia, já aqui no Rio, peguei o livrinho e mostrei para o Theo (para que ele não esqueça). Ele olhou e ficou meio surpreso, como quem diz: "ei, conheço esse pessoal! Cadê eles?" Fiquei impressionada.



As fotos do último dia não ficaram tão boas porque, além da pressa para chegar ao aeoroporto, Theo parecia estar sentindo a despedida. Estava impaciente e saiu chorando nas fotos.

Theo e seus amiguinhos, no último dia

Tia Rita, o caso de amor do Theo
A nova creche
Theo já está na nova creche, finalizando a adaptação com êxito, felizmente. Foram praticamente duas semanas de adaptação. Lá é bem diferente da outra creche, tratamento mais frio e distante, mais crianças... Não pude ficar na sala com ele em nenhum momento, e logo no primeiro dia a tia (que lá chamam de 'prô') tentou tirá-lo do meu colo. Putz, primeiro dia de aula, o Theo nunca tinha visto a mulher e ela tenta arrancá-lo dos meus braços??? Choro certo. Aí a prô perguntou se eu queria levá-lo até a salinha. Eu aceitei e a dona da creche quase me expulsou perguntando o que eu estava fazendo ali. Nesse nível.

Não é a creche dos sonhos, o tratamento dos sonhos, a acolhida e facilidade de diálogo que tínhamos em Natal, mas era a creche mais próxima de casa (dá para ir à pé - coisa rara no Rio) e a que dava para pagar apresentou o melhor preço, pois tudo era muito absurdo, tipo filho de político, sabe? Mas depois de duas semanas, posso dizer que estou começando a gostar. É uma relação de confiança que será construída aos poucos.

O Theo ainda chora quando chega. Às vezes olha para a funcionária da secretaria (a mais gente boa, coitada) e abre o berreiro. Mas depois que vira as costas para de chorar e esquece da gente. Também estamos tentando mudar nossa postura na hora que o deixamos - nada de muitos beijos, abraços e culpa, pois isso só vinha atrapalhando. E agora tem melhorado, a cada dia percebemos isso.

E assim seguimos nossa vida, agora em solo carioca.

4 comentários:

  1. Karla, estou chorando do lado de cá! O Henrique ainda não foi para a escola e nem creche, irá no ano que vem... Fiquei muito emocionada ao ler o seu relato sobre a creche anterior, é tudo o que queremos para um filho: um ambiente acolhedor, cheio de carinho e paciência! Você deixou a creche, a cidade, amigos... mas sempre terá lembranças, lindas lembranças!!! Esse presente com as fotos das crianças da turma é TUDO!!! Achei tocante!!!
    Quanto a vida no Rio, logo você se acostumará novamente e logo, logo, o Theo estará tão bem quanto estava em Natal!!!
    Votos de muitas alegrias na volta ao Rio!!!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla! Estava muito tempo sem passar por aqui, que relato bacana!
    Em breve passaremos por isso, Felipe está na escolinha há 4 meses e mês que vem partiremos pra Manaus!
    Bjo grande,
    Nayara.

    ResponderExcluir
  3. Ei Karla...
    Que linda recordação da creche... agora essa nova, aff... fiquei com raiva só de ler, mas espero que a relação esteja melhor e que o Theo esteja gostando, afinal, é a 2ª casa dele né, rs...
    Lá na creche do Davi ele tb tem a tia que o "adotou" como o preferido e eu a chamo de "tia puxa"... qdo ele chega chorando, é só ela aparecer e pronto, tb me dá tchau!
    Seu filhote está muuuuuuuuuuuuuito lindo!
    Bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. Todo início é difícil, todo recomeço ou começo é doloroso! Aos pouco, vamos nos adaptando e logo formando defesas para as novas situações. Criança é anjo e porisso tem defesa e proteção de outros anjos, dessa ou de outra esfera. Cada lugar tem seus costumes e maneiras de tratar os seus habitantes, são culturas diferentes. Theo é muito carismático e inteligente, logo logo todos que o cercam estarão apaixonados pelo mesmo.Só resta esperar. Felicidades e muita sorte para vocês!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...