quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quando é hora de cortar mais um cordão umbilical

Quarta-feira, 1º de Fevereiro de 2012, 12h

Em um raro momento solitário, eu comigo mesma, olho à minha frente e vejo pufes coloridos, desenhos na parede, mochilas transadas, mesas a cadeiras pequeninas. O som ambiente ecoa a voz da Xuxa, e às vezes alguns chorinhos.

Onde estou? Estou com lágrimas nos olhos, na creche, cortando o segundo cordão umbilical que me ligava ao Theo, após um ano e alguns dias de dedicação exclusiva, full time mom. O que eu queria nessa hora? A mesma coisa que o Theo: o colo da minha mãe!

Foi uma escolha nossa, e não a falta dela. Foi uma decisão segura e madura. Era preciso, era necessário, era o momento em que ele precisava de mais espaço e estímulos, e eu precisava me reencontrar, resgatar a velha Karla, esposa, profissional, dona de casa dedicada de antes. Era preciso voltar a ser Karla, e não apenas a mãe do Theo, mesmo que essa função não seja nem um pouco um "apenas".

Decidi que não vou perder mais tempo dando explicações da nossa escolha, como vira e mexe me pegava fazendo. Para um filho, o melhor lugar será sempre ao lado da mãe (e do pai), dependendo da mãe, obviamente. Mas acredito muito na qualidade do tempo que teremos de hoje em diante, e não na quantidade, cujo ócio nem sempre era criativo. E também porque as NOSSAS escolhas, as escolhas para a nossa família, só cabem a mim e ao Luiz.

[Pausa:
Ouço o Theo chorando. Coração aperta.
Despausa]

Ouvir seu filho chorando de longe é de partir o coração. Dá vontade de invadir aquela sala, tomá-lo nos braços e voltar correndo pra casa. Mas faz parte da adaptação, faz parte do processo e do nosso amadurecimento.

Theo chegou na sua salinha meio desconfiado, mas não demorou muito e já estava correndo de um lado para o outro, pegando os brinquedos e passando a mão nos amiguinhos. Theo adora crianças e gosta de tocá-las. A tia: "mas esse Theo é desenrolado, hein?! E tem as pernas mais grossas que as minhas!"

Eu desconfio que a adaptação será mais difícil para mim. Não vai ser fácil chegar em casa e encontrar os brinquedos arrumadinhos. Mas pensando bem, eu vou poder fazer xixi quando eu quiser, vou poder almoçar, lanchar, usar o computador (e atualizar mais o blog!), tomar banho demorado, vou poder fazer nada se assim desejar. E não sejamos hipócritas, porque isso faz falta SIM!

[Pausa
Marido chega para dar um apoio moral (e quando o Theo o vê, chora)
Despausa]

Bom, é isso. Mais uma etapa, mais um ciclo se inicia em nossas vidas. Acredito na escola, no poder que ela tem de ajudar a desenvolver pessoas e até estimular seus talentos. A ideia de ter uma babá nunca nos agradou. Inclusive recentemente uma prima minha que idolatrava a babá da filha descobriu que ela estava deixando a menina com fome. Então, mais do que nunca, babá está fora dos nossos planos. Lugar de criança é na escola, recebendo os estímulos certos, na hora certa, aprendendo a se socializar,  a conviver com outras crianças, a dividir brinquedos, a brincar em grupo, e uma outra coisa muito importante: vai aprender a fazer amigos, que poderão acompanhá-lo por toda a vida. Mas nada contra quem goste de babá não, tem gente que dá sorte. É só nossa opinião mesmo.

E assim a vida vai se desenhando. Cortes de cordão umbilical serão feitos a todo instante ao longo da nossa caminhada. O Theo agora está indo para creche. Daqui a pouco vai para a escolinha, vai entrar na adolescência, passar para faculdade, pode desejar fazer um intercâmbio em outro país, pode querer morar sozinho, ou pode casar e ir morar longe (como eu!). E nós, pais, estaremos sempre aqui, com o coração apertado, torcendo e acompanhando cada passo na evolução desse serzinho desenrolado e levado chamado Theo. Que consigamos estar sempre ao seu lado quando for preciso, e que tenhamos sabedoria para olhar de longe quando se fizer necessário.

E bola pra frente que atrás vem gente! Enxuga as lágrimas e vambora!

*****


Já já retorno com os posts do 1º aniversário do Theo!

3 comentários:

  1. Logo logo ele e vc se acostumam rsrs...
    Escolinha so faz bem, vc vai ver o quanto Theo vai desenvolver...
    Bjs e não fique triste...

    ResponderExcluir
  2. Onde estou???
    Estou lendo pela enésima vez, com lágrimas nos olhos, este Post.
    Difícil escrever... difícil pra mim imaginar o Theo com 1 aninho entrando na Creche. Difícil também imaginar você, Karla, deixando o Theo lá e voltando pra casa sozinha!!! Fica um vazio danado...
    Como eu gostaria de cuidar dele!
    Cortar o cordão... será que se consegue? Não sei... Não vou entrar neste mérito.
    Só espero que o meu "Pequeno Desenrolado" se adapte logo nesta nova fase porque se não der certo sou capaz de voar para cuidar dele!!!
    Enfim, querido Theozinho, torço para que você goste dos seus mais novos amiguinhos, das Tias, da Creche, deste novo momento da sua vida...
    ... e se não der certo, grita pela Vovozela que está aqui no Rio, pronta para você!!!
    Karlinha e Lu, admiro a decisão de vocês. É preciso estar muito seguro para tomar uma decisão tão importante como esta.
    Bola pra frente e vambora! Boa sorte pra todos vocês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Karla por ter essa atitude! O pai do Theo foi com dois anos( pela primeira vez à escola) e sempre me pergunto se não foi muito cedo. É assim, bem cedo, que devemos ensinar os pequenos a amadurecerem. Com essa novidade o Theo ficará mais esperto do que já é. Boa sorte Theozinho!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...