sexta-feira, 20 de maio de 2011

Viajando com um bebê - parte 1

O post é mega atrasado, mas não queria deixar de compartihar com quem nos lê a minha experiência de viajar com um bebê.

Quem acompanha o espaço do Theo sabe que fomos para o Uruguai em abril, para que o Theo pudesse conhecer seu Papai, que estava viajando. Quando começamos a pensar nessa viagem, surgiram milhares de dúvidas. 

Imaginem... se ir para o shopping com um bebê já é quase uma operação de guerra, o que dizer de uma viagem de 7 dias?

Pesquisei na internet, li muita coisa e conheci vários blogs bacanas de famílias viajantes como a nossa! E agora chegou a minha vez de contar como foi a nossa experiência que, no balanço geral, foi ótima. Na bagagem, minha mãe, minha vó, Theo e as emoções a mil por hora, afinal, era a viagem do grande encontro!

Vamos por partes para facilitar...

- Viajando com um bebê desacompanhado de um dos pais

Primeira coisa a pensar antes de viajar é a documentação do bebê. Quando o Luiz viajou, o Theo ainda não tinha nascido, então não conseguimos deixar nenhuma documentação pronta. A Polícia Federal exige um documento que deve ser registrado por autenticidade, além da identidade dele (ou passaporte).
Como iríamos para o Uruguai, bastou a identidade, que eu mesma pude fazer sem a presença do Papai.
Para a PF o Luiz levou cópias do documento e reconheceu firma em um cartório no Chile, e o Consulado do Brasil legalizou esse reconhecimento. Eu tive que enviar fotos 3x4 do Theo para o Chile também (o documento da PF exige foto da criança).

*Dicas importantes*
Das poucas coisas que funcionam no Brasil, merece destaque o Poupa Tempo. Esse realmente funciona, e funciona bem. Para tirar a identidade do Theo eu fui na unidade de São João de Meriti, que fica dentro do Shopping Grande Rio. Lá é gigantesco, tem vários serviços em um só lugar, e as pessoas têm boa vontade, principalmente quando se está com um bebê.

O documento geralmente fica pronto no dia seguinte, mas se chegar cedo e tentar pedir com jeito de repente até consegue para o mesmo dia, à tarde. Aproveitei e lá mesmo, nos Correios, fiz o CPF do Theo. Só dei mole porque se tivesse feito o CPF antes, poderia ter colocado o número na identidade, mas não deu.

Ah... é meio chato o processo da identidade porque tem que carimbar TODOS os dedos do bebê, até os do pé. Mas nada que um leitinho não resolva... abasteça-se de paciência e sangue frio.

Para a viagem, também levei uma cópia autenticada da certidão de nascimento do Theo por precaução, mas não me pediram em nenhum momento.

2 comentários:

  1. Karla, muito bom esse post de viagem, pq eu e marido, que amamos colocar o pe na estrada, ja colocamos em mente que vamos levar a Manu pra cima e pra baixo. E parabens pelo Theo ter virado, lindo progresso. Bjs

    ResponderExcluir
  2. É, Karlinha, como você escreveu, é uma tremenda operação, com tantas coisas para se resolver e com o pouco tempo que tínhamos.
    Mas conseguimos fazer tudo o que foi solicitado e lá fomos nós para "Montevidéu para o Papai conhecer o Theo..." "... e no Uruguai, o Theo conheceu o Papai". E foi muito lindo!
    E a Vovozela não cansava de falar nestas rimas...
    Bem, a viagem foi maravilhosa e faria tudo novamente.
    Estou à disposição, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...