quarta-feira, 24 de abril de 2013

O tão temido desfralde

E ele chegou. O desfralde. Chegou na semana mais turbulenta dos últimos meses, mas achei melhor não adiar mais por causa da alergia no bumbum do Theo que estava nos aborrecendo. A esperança é que com a saída da fralda as coisas melhorem, vamos ver.

Bom, eu sempre tive medo dessa fase (a chupeta é o outro medo), mas o fato é que está sendo engraçado. Estou até entrando em forma porque o xixi agora é na base da corrida. Hahaha...

O desfralde começou na segunda passada (dia 15), quem deu o start foi a creche. Levei-o ainda de fralda para a creche e lá eles pediram para tirar e colocar a cuequinha. Deu medo! rs Mando na bolsa dele 8 cuecas e também 8 shorts e calças (revezo porque ele não tem 8 calças!), que voltam diariamente todas mijadas para a mamãe colocar em dia já para o dia seguinte (em dia leia-se lavar, rezar para secar e passar). Uma delícia! Nos dois primeiros dias os lençóis também voltaram molhados. Por enquanto nada sujo de número 2.

Na segunda-feira após a creche só deu xixi no chão. Comprei um troninho com 1001 utilidades, ele olhou mas não se empolgou. O troninho é da marca Love e o assento solta para encaixar no vaso sanitário, e também toca música. Ótima relação custo-benefício (R$ 34,90 na loja física).

Na terça-feira ele já se animou de pelo menos sentar no troninho, mas achava graça e tchum, xixi no chão.  A gente chegou até a colocar o troninho na sala para ver se facilitava, mas nada. Quando voltou da creche, resolvi colocar o redutor no assento do vaso grande, aí o Theo amou. Meu filho é metido a gente grande mesmo. Foi a chave para o sucesso (haha calma, Karla!). 

Aí eu arrumei uma forma de "recompensá-lo" ou "parabenizá-lo" pela vitória de conseguir fazer xixi no vaso: toda vez que ele faz certinho, eu dou um adesivo para ele colar onde quiser. Ele, obviamente, adorou a ideia e passou a fazer certinho. Massssssssssss como nem tudo é perfeito (ainda!), fez cocô na banheira. Eca! Dei um grito porque me assustei... e acabei assustando ele também. Foi engraçado, e um pouco nojento também.

Mas tem sido (e tem que ser) tudo na base da compreensão e da paciência. São mais de 2 anos usando fralda, sem ter que se preocupar com nada. Não dá para exigir que ele aprenda logo no primeiro dia. Quando ele coloca a mão no pintinho, eu pergunto se ele quer fazer xixi. Se ele diz que sim, a gente corre pro banheiro. Corre mesmo, e acha a maior graça da situação. E assim estamos levando. Mas o que tem funcionado mesmo é levá-lo ao banheiro sem perguntar.

Seguindo a psicologia infantil da minha mãe, na hora que ele senta no vaso abrimos a torneira da pia e falamoz "xiiiiiiiiiiii", imitando o som do xixi. Ele acha graça, relaxa e o xixi sai. Mas tem pressa de sair logo... ô menino impaciente!

Meu maior receio é na hora de sair para passear, viajar... se alguém tiver dicas interessantes para me dar, estou aceitando! Já até pensei em carregar saco plástico, garrafinha e o próprio troninho. Porque pode até ser engraçadinho, mas não pretendo ensinar meu filho a fazer xixi na rua, atrás da árvore ou no ralo de qualquer lugar. Claro que não vou sacrificá-lo, mas vou sempre procurar uma outra alternativa. Acho horrível quando vejo marmanjos fazendo xixi na rua e achando tudo super normal.


Um comentário:

  1. Realmente o desfralde é uma coisa que assusta, mas aos poucos e com muita paciência a gente consegue tirar de letra.
    Theo é muito inteligente e está seguindo direitinho a psicologia infantil da Vovozela. Acreditem, viu???
    Logo estará pedindo para fazer o xixi e o nº 2.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...