*Se você não está a fim de se aprofundar no mundo do cocô e do xixi, por favor aguarde o próximo post!*
Depois de quase 3 meses, posso dizer que o Theo desfraldou. Só do xixi, mas desfraldou. Ainda usamos a fralda pra dormir, pois estamos no inverno e não vou deixar meu filho molhado nas noites frias, e também porque o Theo ainda faz muito xixi enquanto dorme. Mas quando ele acorda, mesmo estando de fralda, já pede para fazer no troninho.
O xixi só escapole mesmo quando ele quer chamar a atenção, porque ele às vezes prende tanto o xixi que quando vai fazer, a gente fica até impressionado com a quantidade. Para as minhas amigas cujos filhos estão próximos do desfralde: eles aprendem muito rápido a controlar o xixi, tenham fé.
O problema maior aqui em casa está sendo o cocô. Não há meio de o Theo fazer cocô no penico. Não sei se é vergonha ou porque o Theo não quer perder tempo na vida sentado no vaso, mas tá flórida. Tem cueca que eu tenho vontade de jogar no lixo. Dia desses a gente estava pronto para ir jantar com a minha avó, no aniversário dela, e ele fez cocô mole. Putz!!! Limpa daqui, limpa de lá, cocô escorrendo (eu avisei pra você pular esse post!), Theo querendo correr, eu rindo e quase chorando ao mesmo tempo, a faxineira me ajudando, e quando eu vi já tinha cocô até no meu rosto. Socorro! Cadê o glamour?
A gente conversa com ele, e nada. Já tentei sentar junto, ler história, levar brinquedo, DVD e não há santo que resolva esse problema. Alguém dá uma luz? Outras mães amigas me deram esperança: uma só conseguiu completar o desfralde com 1 ano, a outra com 6 meses... uau, ainda tô no terceiro, tem tempo!
Eu sinto saudade da fralda, principalmente quando a gente sai, mas que economiza e que é bem mais prático, ô! Mas tenho fé que até os 15 anos o Theo já aprendeu a fazer cocô no lugar certo.
DICAS | O que funcionou, o que fazer e o que não fazer, mitos e verdades:
- Mesmo quando o Theo está de fralda, quando ele pede pra fazer xixi, a gente sempre o leva ao banheiro e nunca diz para ele fazer porque está de fralda. Isso confunde a cabecinha das crianças.
- Quando saímos, levamos a "cuba" do troninho para possíveis emergências.
- Para tirar o cheiro do cocô das cuecas, nada de Omo nem Vanish. O produto milagroso é o vinagre. Dica quentíssima da minha amiga Amanda. É pá pum (pum molhado! kkk)!
- Compramos o troninho, depois o redutor de assento, e o que funcionou mesmo foi o troninho.
- Para o início do desfralde, compre muitas cuecas/ calcinhas. Theo ganhou umas 20 cuequinhas da minha mãe e da minha avó, e tem horas que parece que elas criam asas.
- Achei que o Theo nunca ia fazer xixi na árvore, mas não rolou. Não por preguiça nossa de correr pro banheiro, mas por medo de que ele não consiga segurar.
- Por falar em correr, quando o Theo fala que quer fazer xixi a gente corre pro banheiro e isso já ficou engraçado. Ele fala e começa a rir, e corre!
- Theo já faz xixi sozinho. Isso mesmo, minha gente. É só estar com um short fácil ou só de cueca que a mocidade independente de Padre Miguel daqui de casa abaixa tudo e faz xixi sozinho. É muita evolução pra uma mãe só! Que orgulho!
- A pior parte é quando molha o tênis. Por quê não inventam Melissa para meninos?
- Quando sair, leve várias mudas de roupas, inclusive para os pais.
- Calças e shorts de tactel são as melhores roupas para esse período, pois secam mais rápido.
- Tenha paciência. Ela às vezes vai na padaria e volta, mas tenha fé que tempos melhores e mais cheirosos virão.